Relatório Trimestral da PNAD – segundo trimestre de 2023
O Made inicia, neste trimestre, a divulgação de um relatório trimestral da PNADc, reportando algumas das estatísticas referentes ao mercado de trabalho, o rendimento do trabalho e sua distribuição.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é atualmente a principal pesquisa domiciliar brasileira com periodicidade trimestral e realizada de forma contínua ao longo do ano. A PNADc é conduzida para produzir indicadores trimestrais sobre a população brasileira, suas características socioeconômicas e demográficas. Os resultados são amplamente utilizados por governos e pesquisadores e suas informações são cruciais para a formulação e avaliação de políticas públicas, bem como pelo Made em suas pesquisas.
Reportamos nossas estatísticas com recortes a partir de várias facetas das desigualdades no Brasil: social, de gênero, raça, e regionais. As variáveis de gênero e raça são informações autodeclaradas pela(o) entrevistada(o). Nós utilizamos quatro categorias de raça: negros (que considera pretos e pardos), brancos, amarelos e outros.
Sabemos da importância de tais estatísticas para o estudo da Macroeconomia das Desigualdades e a sua evolução. Assim, reportamos as estatísticas comparativamente ao mesmo trimestre de 2022, bem como ao trimestre anterior (segundo trimestre de 2023). Contudo, esse relatório pretende ser principalmente informativo, e não busca discutir os motivos por trás de possíveis mudanças nos indicadores. Reportamos no texto alguns dos principais indicadores e, num apêndice ao final do documento, encontram-se todas as tabelas com as estatísticas coletadas. Séries históricas trimestrais com início no primeiro trimestre de 2018 para algumas das vaiáveis principais pode ser solicitadas ao Made.
A PNADc trimestral divulgada em 15/08/2023 apresenta dados referentes ao segundo trimestre de 2023 – de abril a junho.